6 Dicas Simples para Começar a Estudar para o GMAT

gmat Jan 03, 2020

Hoje trago 6 dicas simples para você que quer começar a estudar para o GMAT, mas ainda não tem ideia de como. Ao final deste post, você terá um bom planejamento estratégico inicial desenhado para guiar a sua preparação. Vamos nessa?

 

Dica #1: Entenda o Objetivo da Prova

O GMAT é um teste que, antes de tudo, quer avaliar a capacidade de raciocínio lógico de um candidato a um programa de MBA. E essa avaliação é feita principalmente através de dois tipos de questões: questões de raciocínio verbal (verbal reasoning) e questões de raciocínio quantitativo (quantitative reasoning). Basicamente, no GMAT, é a sua capacidade de construir conclusões assertivas, seja com base em palavras, seja com base em números, que é avaliada.

 

Dica #2: Entenda os Formatos das Questões

Cada uma dessas partes constitutivas da prova apresentam, em geral, uma estrutura padronizada. As questões mudam de uma prova para a outra, mas o formato das questões é sempre muito parecido. Portanto, se você souber de antemão como são os formatos das questões, você vai ter uma grande vantagem em relação a quem nunca praticou para o teste.

Por exemplo, na seção Verbal há 3 tipos de questões: Critical Reasoning, Reading Comprehension e Sentence Correction. Já na seção Quantitative, há 2 tipos de questões: Problem Solving e Data Sufficiency.

 

Dica #3: Faça um Diagnóstico do Seu Nível Atual para o GMAT com o Mini Quiz Oficial Gratuito

O site oficial do GMAC, que é o órgão que organiza o GMAT, disponibiliza gratuitamente um simulado com 8 questões (4 de verbal reasoning e 4 de quantitative reasoning). Recomendo fortemente que você comece sua preparação fazendo o simulado oficial gratuito clicando neste link. Ao final do simulado você receberá uma estimativa de qual seria a sua nota e também ficará sabendo quais questões você acertou ou errou.

 

Dica #4: Use o Diagnóstico para Tomar sua Primeira Decisão Importante

Feito o simulado, ótimo! Agora você já teve sua primeira exposição ao formato das questões de diferentes sessões do teste. E é agora que entra a primeira decisão importante que você deverá tomar para começar a se preparar para o GMAT: qual parte da prova precisará mais intensamente da sua atenção: verbal ou quantitative reasoning?

Caso você tenha errado metade ou mais das questões de Verbal Reasoning, pode ser uma boa hora de separar  mais tempo na sua agenda para dar aquela turbinada no inglês estudando por conta própria antes de enfrentar a prova real. Ou então, pode ser a hora de procurar um professor particular de inglês que tenha foco especificamente para o GMAT, GRE ou mesmo TOEFL, que são provas padronizadas parecidas.

O mesmo vale caso você tenha errado muitas questões da parte de Quantitative Reasoning. Um reforço no seu conhecimento será necessário, seja estudando por conta própria para revisar a matéria cobrada, seja através de um curso ou seja com um professor particular.

Minha recomendação é que você coloque esse planejamento em um cronograma de estudos com duração de 3 a 12 meses, a depender da sua necessidade de estudos, priorizando a sua área mais deficitária.

 

Dica #5: Pratique Ainda Mais com Conteúdos Gratuitos Oficiais

As 8 questões do Mini Quiz Oficial podem não ser o bastante para avaliar de forma fidedigna seu nível de preparação atual. Caso você queira vivenciar uma experiência mais próxima da realidade da prova, recebendo também uma estimativa estatisticamente mais significativa da sua nota no GMAT, recomendo fortemente que você acesse o software do GMAT clicando aqui. Com ele você terá acesso a mais 90 questões gratuitas para praticar, além de 2 Practice Exams que serão avaliados pelo mesmo algoritmo do teste real.

Após criar sua conta, você verá uma página como essa mostrada abaixo:

 

Dica #6: Comece Pela Seção de "Practice Exams"

Se você for como eu, você vai querer saber logo de cara como está o seu nível para a prova. Isso significa partir pras cabeças e fazer direto um dos simulados gratuitos disponibilizados na plataforma na seção "Practice Exams" (parte de baixo da tela). É claro que, depois, você também poderá ir para a seção "Quick Start", onde você poderá praticar cada um dos tipos de questões do GMAT (até um limite de 15 questões por tipo).

 

Para o post de hoje é isso! Espero que você tenha gostado. E se você gostou, compartilhe com os amigos que também vão prestar o GMAT e comente aqui embaixo qual foi a sua nota nos simulados.

Abraço e até a próxima!

 

Ah! E se você quiser ajuda para encurtar seu tempo de preparação para o GMAT...

Aproveita para conhecer como funciona o Treinamento Completo do Matemática Para GMAT clicando aqui.

 
 
Close

50% completo

Quase Lá!

Preencha abaixo com o seu melhor email: