Por Que Fazer um MBA no Exterior? Emocional vs. Racional

mba Sep 16, 2021

Embora todas as opções de educação avançada em negócios sejam igualmente válidas de serem consideradas por você, meu foco neste post é a jornada rumo ao MBA tradicional presencial full-time no exterior, com ênfase no MBA de 2 anos.

Sempre que couber e for válido mencionar, vou indicar as diferenças entre esse caminho mais tradicional e suas vertentes online, executiva e/ou de 1 ano. Mas o foco principal será o MBA tradicional de 2 anos no exterior (principalmente nos EUA e na Europa).

E antes de explicar para você quais são as condições de contorno (tempo e dinheiro) e quais são as etapas do processo de admissão (application), quero explorar um pouco mais as justificativas que as pessoas geralmente dão para fazer um MBA.

 

Razões Emocionais

Por mais que nosso cérebro racional goste de explicações objetivas, vou começar pela razão emocional: fazer um MBA nos moldes que acabei de descrever é uma oportunidade única na vida. E ela é perecível!

O que quero dizer com perecível? Basicamente, quero dizer que essa oportunidade fica disponível por um certo prazo e, depois de um tempo, pode não ser mais a opção que fará mais sentido para você.

 

Janela Mágica Idade para um MBA

Como eu já falei em outros posts aqui do blog, se você estiver nos seus trinta e poucos anos e/ou em uma posição mais sênior na carreira, talvez a melhor opção para você seja fazer um Executive MBA. Se você tiver filhos e não quiser mudar de país para estudar, as melhores opções talvez sejam os cursos de curta duração ou o Online MBA.

Isso significa que, se você está na janela mágica de idade entre 24 e 29 anos, você tem o privilégio de escolher se preparar para uma das experiências educacionais mais formidáveis (do ponto de vista pessoal) e financeiramente mais bem reconhecidas (do ponto de vista profissional) que estão disponíveis no mundo atualmente.

 

Diversidade e Networking

Dependendo da escola que você escolher, você terá acesso a pessoas do mundo inteiro, das mais diferentes raças, cores, crenças religiosas, culturas, pensamentos políticos e orientações sexuais. Vivenciar um programa desses é um dos intercâmbios (no sentido literal da palavra) mais ricos e intensos que você poderia almejar.

 

Qualidade Acadêmica

Não bastasse a pluralidade de visões e o alcance global do networking que você fará durante um MBA, é muito provável que a qualidade da experiência acadêmica que você irá vivenciar superará qualquer expectativa que hoje você tenha com relação ao que é uma educação de qualidade.

 

Um MBA no Exterior Pode Mudar a Sua Vida

Essas são só algumas justificativas emocionais e pouco objetivas para explicar o porquê escolher um MBA. Esse tipo de justificativa se intensificará quando você explorar os websites das escolas de negócios e, mais ainda, se você viajar até a escola, colocar seus pés na grama do campus, respirar o ar do lugar, tiver uma bela visão dos prédios em um dia bonito e sentir a energia das pessoas interagindo no dia-a-dia. Ao ter uma primeira impressão tão cheia de detalhes como essa, pode ser que sua decisão de qual escola de negócios escolher se torne imediatamente fácil.

Para finalizar a rodada de justificativas emocionais, apenas repare, assistindo aos dois primeiros minutos desta entrevista na Bloomberg, como Carlos Brito (brasileiro, CEO da AB InBev) fala que Stanford GSB "mudou sua vida":

Entrevista de Carlos Brito à Bloomberg.

 
Existe Dinheiro no Mundo aos Montes para Pagar Pelo Seu MBA

E eu gosto desta entrevista do Brito porque, além de ele compartilhar sua sensação de gratidão para com a Stanford Graduate School of Business, ele também conta como foi sua jornada para financiar seu MBA. É uma história que eu acho fantástica!

Basicamente, ele foi aprovado para o MBA e não tinha dinheiro para pagar. Então, ele foi até um empresário que ele ouviu dizer que pagava para seus funcionários irem estudar no exterior e perguntou se ele também pagaria pelos seus estudos em Stanford.

Embora esse empresário nunca tivesse feito isso antes para alguém que não fosse seu funcionário, ele resolveu pagar de seu próprio bolso para que Brito fosse seguir seu sonho de estudos. Algo que poucos sabem é que essa notícia se espalhou e esse empresário continuou dando bolsas de estudos para outras pessoas e, em certo momento, resolveu criar um instituto filantrópico. Foi assim que surgiu a Fundação Estudar. Talvez você já tenha ouvido falar dela. Se não, guarde esse nome, pois pode ser que ela pague para você fazer o seu MBA no exterior.

O empresário que mencionei não era tão famoso à época, mas seu foco constante em investir, como ele mesmo diz, em "gente boa" fez com que suas empresas crescessem e se tornassem referências mundiais nas décadas que se seguiram. Esse empresário brasileiro é Jorge Paulo Lemann. E Carlos Brito, o antigo aspirante a MBA é hoje o CEO global da maior empresa de Lemann: a Anheuser-Bush InBev, a maior cervejaria do mundo.

E que lição eu quero que você tire dessa história? Basicamente, que "quem quer, dá um jeito, e quem não quer, dá uma desculpa". Brito queria e foi lá e deu um jeito de encontrar alguém que financiasse para ele o seu próprio MBA.

Dinheiro no mundo existe aos montes. Pode ser apenas que ele não esteja no seu bolso. Mas se acontecer de você já ter sido aprovado(a) em uma das melhores escolas de negócios do mundo, encontrar alguém para financiar o seu MBA pode estar a apenas alguns emails de distância. Você só precisa tentar.

Futuramente aqui no blog eu pretendo detalhar algumas formas disponíveis para quem quer financiar seu MBA, mas saiba que você não precisa se limitar a elas. Use sua criatividade (e não tenha medo de ser um pouco cara-de-pau).

 

Razões Lógicas

Agora, vamos conversar com o seu cérebro racional. Mais especificamente, com o neocórtex, a área responsável pelos pensamentos abstratos - que nos tornam diferentes das outras espécies animais.

É bem possível que, se você ainda não está convencido(a) a fazer um MBA pelo seu cérebro límbico, "emocional", você nem se importe com o que vou expor agora.

E, caso você já esteja convencido(a) a fazer um MBA porque gostou das razões emocionais que citei acima, então as razões lógicas que vou expor a seguir apenas servirão para você se justificar para o neocórtex dos seus amigos e dos seus familiares sem que eles critiquem suas motivações emocionais.

 

Agora, eu tenho um aviso a fazer!

Caso você ainda não esteja querendo fazer um MBA depois de conhecer as razões emocionais que citei acima, e caso você apenas crie um desejo de fazer um MBA depois de conhecer as razões lógicas que vou expor nesta seção, então, talvez você esteja buscando um MBA pelas motivações erradas!

"Mas, Marco, quem é você para julgar minhas motivações?" Não se ofenda. Você pode seguir o caminho que quiser, mas as chances de você se desmotivar e ser infeliz durante o seu MBA são muito maiores caso suas únicas motivações sejam lógicas e racionais.

Todos nós passamos por momentos altos e baixos na vida, e é muito fácil nos motivarmos nos momentos altos. Mas a força para superar os momentos baixos muitas vezes precisa vir de inspirações que, muitas vezes, não podem ser colocadas em uma calculadora.

Acho que agora é um bom momento para lhe lembrar da equação que citei em outro post aqui do blog: FELICIDADE = REALIDADE - EXPECTATIVA. Imagine se sua única motivação para fazer um MBA for obter um salário duas vezes maior após a formatura. Sua REALIDADE ainda será, durante - no mínimo - 2 anos muito distante da sua EXPECTATIVA. Você acha que isso lhe tornará uma pessoa mais feliz ou mais triste no curto prazo?

Agora, imagine que sua expectativa seja ter aulas com ótimos professores, praticar uma língua estrangeira, fazer amigos do mundo inteiro, dentre outras coisas que o MBA proporciona. Sua chance de ser feliz aumentará, sem dúvida alguma.

 

Explique Isso Para o Cérebro Racional de Quem Te Julga

Então, aviso dado. Agora posso prosseguir com a justificativa lógica estando com a consciência tranquila de que você já sabe como deve encará-la.

Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, vou dar uma ajudinha: ela servirá para você convencer o cérebro racional dos seus amigos e dos seus familiares. Para eles (que te julgam), você vai contar primeiro a justificativa racional - e dar muita ênfase a ela, e depois jogar todas as justificativas emocionais de forma despretensiosa, como se fossem apenas detalhes que você lembrou de última hora. (Depois, me conta como foi ;) ).

Pronto! Sem mais delongas, a justificativa racional tem apenas 3 letras: ROI.

ROI, do inglês Return On Investiment. Toda escola de negócios promete um ROI positivo para seus candidatos a um programa de MBA. Isso significa, a grosso modo, que o incremento de salário que você vai obter quando voltar para o mercado de trabalho após o MBA vai ser mais do que suficiente para compensar todos os valores investidos durante o seu período de estudos.

Isso significa que o você-com-MBA vai ser significativamente mais bem sucedido(a) financeiramente do que o você-sem-MBA.

 

Divulgação sobre o ROI (Return On Investment) da Berkeley Haas School of Business.

 
Salários Iniciais Pós-MBA

salário inicial de quem termina um MBA no exterior e volta ao mercado de trabalho está na casa dos US$100 mil a US$ 200 mil dólares anuais.

O incremento salarial proporcionado pelos MBA's, aliado às altíssimas taxas de empregabilidade após a graduação desses profissionais, faz com que a promessa de alto ROI seja verdadeira para a imensa maioria - quase 100% - dos que terminam um MBA. Afinal de contas, mais de 90% dos graduados nas top-20 schools conseguem um emprego em até 3 meses após o fim do programa.

Para que você compreenda completamente as variáveis envolvidas no retorno financeiro de um MBA, nos meus próximos posts vou analisar:

  1. Custos envolvidos no cálculo do ROI
  2. Premissas envolvidas no cálculo do ROI
  3. Riscos envolvidos no cálculo do ROI
  4. Como calcular o ROI e o tempo de payback

Fica de olho aqui no blog para saber de tudo!

 

Ah! E se você quiser ajuda para encurtar seu tempo de preparação para o MBA...

Aproveita para conhecer como funciona o Treinamento Completo do Matemática Para GMAT clicando aqui.

 
 
Close

50% completo

Quase Lá!

Preencha abaixo com o seu melhor email: